Páginas

sábado, 2 de maio de 2015

Primeiras semanas em Québec City




Eu estava ansiosa pra escrever esse post. 
Estava esperando exatamente o dia 1 de maio pra contar pra vocês o que tem acontecido por aqui.

Primeiro de maio, dia do trabalhador no Brasil, feriado (aqui no Canada é comemorado na primeira segunda feira de setembro), fomos ao CHUL (Centre hospitalier de l’Université Laval) retirar enfim a plâtre synthétique (ou gesso de fibra de vidro) do meu baby lindo. Um dia antes a GTA nos ligou confirmando que já tinham enviado toda a papelada para o hospital, para autorização de retirar o gesso, fazer um novo Raio X e a consulta, e no dia que retiramos nos ligou novamente perguntando como tinha sido, se estava tudo bem, se nos cobraram algo, gente fiquei realmente impressionada com o atendimento deles, nada a reclamar, meu próximo post vai ser contando um pouquinho sobre eles e sobre o nosso atendimento. Bom, acordamos cedinho e como caminhar faz muito bem, fomos caminhando até o hospital, passando por dentro da Universidade de Laval, é mais ou menos uns 3,3 quilômetros  do nosso apertamento pra lá. Quando chegamos, passamos pela recepção e fomos logo retirar a plâtre, depois fizemos o Raio X e tivemos a consulta com a ortopedista infantil. Tudo lindo e maravilho com ele. Ela disse que ele iria demorar entre dois dias a duas semanas pra voltar a andar perfeitamente como antes, e, caso isso não acontecesse, voltássemos. Saímos contentes e sorridentes, meu baby enfim vai poder aproveitar a primavera.

No mesmo dia, fomos para a La Fripe, ela fica no mesmo prédio do Le Mieux-Être des Immigrants (vou colocar todos os links que eu citar no final pra vocês copiarem colarem no navegador caso tenha interesse). A La Fripe é como uma lojinha que recebe doações de roupas, sapatos, utensílios... novos ou usados e repassa para os mais carentes a preços módicos. E a cada primeira sexta feira do mês, tudo é por 50% de desconto, então fomos as compras hihihi.

Um pouco antes desse dia, fomos escolher o sofá e a mesa que ganhamos da igreja. Comemoramos meu primeiro aniversario em Québec, teve bolo, feito por mim claro, porque o lema aqui é economizar. Ganhamos também microondas e recebemos o nosso segundo documento canadense: La carte de résident permanent. Pena que, só veio a minha e a do esposo, e cadê a do bébé un? Bateu um pequeno desespero e fomos correndo ao Service Canada pra ver o que tinha acontecido, mas demos viagem perdida, pois o Service daqui só tira o NAS, o escritório mais próximo é em Montreal. Poxa! Pegamos o telefone e ligamos pra tentar entender o que tinha acontecido. A atendente confirmou algumas informações e nos deu uma boa e uma má noticia: a boa é que o RP dele não esta perdido, nem foi extraviado, a má é que na verdade nem foi confeccionado ainda e não sabe o porque. Ela nos pediu que se até o dia 27 de maio não chegasse, entrássemos em contato novamente. OK, vamos aguardar. Estamos desconfiados que seja por conta da foto, pois aconteceu isso com os filhos de alguns casais, eles sempre querem fotos recentes, como o passaporte de criança que tem validade curta.

Enquanto isso, consegui marcar novamente minha suivi de grossesse (acompanhamento da gravidez) para o dia 6 agora, estou curiosa pra saber como é. E, por falar em gravidez, ando um pouco cansada esses dias, estou no sétimo mês e o meu ritmo está mais lento agora, deve ser por conta do dia a dia, o trabalho com o baby que não estava andando e continuar indo atrás das coisas pro apertamento, pegar comida, algumas saídas esporádicas. Como eu recebi muitas doações de roupinhas e já tinha trago na mala algumas outras, agora é ir atrás de colchão, um cercadinho (não aderimos ao berço) e mais alguns ajustes finais. Vamos também procurar uma caminha de transição pro bébé un. E, aos poucos estamos conseguindo montar o ap. Pro meu parto e pós parto ninguém virá do Brasil. Pois é gente, minha mãe não poderá vir, infelizmente. Confesso que ainda estou vendo a melhor forma de como fazer, pois não sabemos nem o dia nem a hora e alguém tem que me acompanhar no grande dia, e com quem ficará meu bébé un?!! Como não tenho com quem deixá-lo e logicamente ele não pode ficar conosco nesse dia, temos duas opções: o esposo fica com ele e vamos atrás de uma doula por exemplo para me acompanhar no dia, ou deixamos o baby em uma garderie por 24 horas. Achamos a segunda opção um tanto quanto ruim, já que ele nunca foi pra creches e não tem costume de ficar com outras pessoas. Estamos vendo a melhor forma, ou a menos ruim.

Hoje o mari fez um freela, o primeiro $$ ganhado em terras canadenses. Como ele quem vai ficar comigo todo o resguardo não tem como pegar um trabalho mesmo. Foi ótimo, ganhou um dinheirinho, trabalhou poucas horas e voilà.

Acredito que falei de tudo um pouco do que tem acontecido nessas primeiras semanas aqui.

O próximo post vou falar da GTA e algumas dicas sobre onde pegar comida, cupons de desconto, onde comprar moveis usados mas em bom estado, supermercados mais em conta, enfim. O que está valendo à pena até agora pra nós.

Volto depois.

Links:

CHUL (Centre hospitalier de l’Université Laval): http://www.chuq.qc.ca/fr/

GTA (Global Travel Assistance): https://www.gtaassist.com.br/sitev2/home/

La Fripe (Friperie Communautaire): http://lamec2.info/BKlafripe/

MEI (Le Mieux-Être des Immigrants): http://meiquebec.org/



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...