quarta-feira, 10 de junho de 2015

GTA e dicas interessantes para recém chegados em Ville de Québec.

Salut! 

Estamos pertinho de completarmos 3 meses de Canadá e quem acompanhou os posts anteriores podem ter uma ideia de um pouco do que vivemos nesse comecinho de imigração. Fomos desde tirar documentação do Residente a emergência no hospital. A vida aqui aos poucos tem tomado forma. Conseguimos mais alguns móveis pro ap, alguns detalhes que estavam faltando, e agora sim, posso chamar de nosso lar! E estamos prontos para receber nosso baby deux. O marido não pode trabalhar ainda pois ele quem vai ficar comigo durante o pós-parto e logo logo fará a francisação. Mas ele está fazendo uns frellas, o que tem ajudado bastante no orçamento, viajou até pra Toronto esses dias. 

Bom, como prometido, vou falar um pouquinho do seguro viagem da GTA e algumas dicas que funcionou conosco aqui no Québec.

Compramos o seguro viagem poucos dias antes de viajar, estávamos realmente na dúvida de qual plano aderir, o com melhor custo/benefício. Fiz uma rápida pesquisa e ouvi falar bem da GTA e, resolvemos testar. Aquela coisa que você paga mais sem nunca querer usar..pois é..mas acabamos usando, e o pior de tudo que foi com nosso baby un. No post anterior conto o que aconteceu em detalhes. Bom, para ativarmos o plano foi super fácil e rápido:

- Você faz uma ligação a cobrar via Embratel e fala o que aconteceu. No caderno que te dão na hora da compra tem explicando tudo como fazer isso;

- Essa ligação é super importante antes de você usar qualquer serviço do Hospital ou clínica;

- No nosso caso, ligamos antes, eles ativaram a Goral, que é uma empresa que representa a GTA aqui no Québec e mandaram até a nossa casa um médico para avaliar o estado geral do baby;

- Ele nos entregou um papel e nos mandou ir urgente ao hospital. Liguei novamente para informar e fomos ao hospital;

- Apenas para a consulta no hospital, tínhamos que pagar mais de $800 dólares, apenas pela consulta! Fora exames, raio X, enfim..Não precisamos pagar a taxa, pois, como avisamos a GTA, ela encaminhou os papeis para o hospital liberando o pagamento para podermos ser atendidos;

- Fomos atendidos, baby teve que imobilizar a perna por dois dias até desinchar para ai sim, poder colocar o gesso;

- Ele foi visto por especialistas pediátrico ortopédico, fez quatro Raios X, mais de 3 consultas, recebeu medicamentos do hospital, e nada nos foi cobrado, a não ser...

- O gesso de fibra de vidro, e uma consulta final. O gesso tudo bem, sabíamos que iria ser cobrado pois é uma empresa terceirizada de dentro do hospital e o de fibra de vidro é pago mesmo, mas a consulta foi uma surpresa. Não entendemos o porque. A GTA liberou o pagamento, tentamos de tudo, mais no final, tivemos que pagar $50 dólares direto na mão da médica (estranho). Mais estranho ainda é que tinham nos cobrado $70 antes para pagar diretamente no setor de cobranças do hospital. Enfim, pagamos. Basta pedir o reembolso e fica tudo certo;

- Nossa avaliação: Gostamos muito do atendimento deles, sempre muito atenciosos, nos ligavam sempre depois de cada atendimento perguntando como o baby un estava, como foi o atendimento. Fizemos a nossa parte, sempre que íamos usar qualquer coisa, ligávamos avisando. Nota 10 para GTA.

Agora, algumas dicas interessantes que funcionaram conosco, não são verdades absolutas, vocês podem analisar e decidir o que é bom ou ruim para vocês. Mas, uma coisa é certa, imigração não é fácil, mas com calma e paciência tudo dá certo.

Supermercado

Sempre olhem as circulares dos mercados e lojas, da pra pesquisar sem sair de casa.


- Os mercados mais em conta são Super C, Maxi e Wallmart , os demais mercados são um pouco mais caro. Claro que o Costco é ótimo, mas tem que fazer carteirinha e ir de carro, pois os pacotes são grandes! Como não temos carro e moramos distante desses, vamos no Provigo e Métro, é um pouco mais caro, mas aproveitamos as promoções da semana;

- Frutas baratas você encontra na La Fruiterie 440. Tem também boas promoções  no Le Jardin Mobile

- Outro local que complementa o supermercado a cada 15 dias é com a doação de alimentos. Os supermercados repassamos alguns produtos um pouco amassados, ou perto da data de vencimento, algumas frutas e verduras com um pouco de machucadinho e fazem a doação para uma instituição, esta, distribui os alimentos entre os locais onde pegamos. Atualmente pegamos no MEI e também na Igreja Católica. Super simples, você vai, faz o cadastro e paga $2 dólares a cada vez que for buscar a cesta. Tem algumas outras distribuídas pelo Québec.


Comptoir Citoyen Saint Foys Centre:

Não espere uma super cesta balanceada, com todos os alimentos necessários para a sua sobrevivência, porém, dará uma ajuda no final do mês no seu orçamento.


Compras de Móveis, Roupas e Eletrodomésticos

Sempre no final, ou perto do final de cada estação, as lojas fazem promoções de roupas da estação. É interessante ficar atento pois podemos comprar roupas boas e baratas, principalmente as de inverno. Pra crianças você compra um número a dois maiores já para ficar pro próximo inverno por exemplo. Tem lojas em shoppings que simplesmente "jogam" no corredor as roupas, colocam com cabides e tudo, dai você vai e escolhe. Sai bem em conta.

Duas lojas que gosto bastante é o Village de Valeurs e LaPripe. São lojas que recebem doações de roupas, móveis e utensílios usados e novos também e repassam a preços módicos. Tem também a Le Comptoir Emmaüs (essa não fui ainda) mas dizem ter boas coisas também. E não poderia esquecer da Le Comptoir De Frédéric, que foi de onde recebemos a doação do sofá e mesa.

Village de Valeurs: http://www.villagedesvaleurs.com/


Le Comptoir Emmaüs: http://comptoiremmaus.com/

Le Comptoir De Frédéric: https://vetementsmeubles.shost.ca/

Espero que estas dicas ajudem um pouco a você, recém chegado em Ville de Québec. Eu sofri um pouquinho procurando, tentando entender como funciona as coisas aqui. Espero te ajudar de alguma forma. Claro que, aqui tem lojas supimpas com roupas de marca, lojas de móveis e eletros maravilhosos que você entra e fica babando pelas coisas novinhas pra mobiliar o ap. Mas, para você, que ainda não tem trabalho, os $recursos$ que trouxe são escassos e tem que economizar mesmo, acho que valeria a pena dar uma olhadinha nessas opções que citei acima.

No próximo post vou falar como tem sido meu acompanhamento da gravidez aqui. Pra quem aterrizou agora aqui no blog, eu cheguei grávida de 5 meses, perto dos 6 e no próximo mês meu baby deux nasce. Vou até me apressar em fazer logo o próximo post, vai que resolve vir antes do tempo né. 

Inté.

Primeira imagem que tivemos de Ville de Québec

Uma rua de Québec ainda no final do inverno (março)

          Pertinho do Château Frontenac

Château Frontenac

Vista de Lévis e o fleuve Saint-Laurent

Uma imagem de Toronto

Chute-Montmorency

Parc de La Promenade Samuel-De Champlain

A primavera é linda

Vista de Québec e do fleuve Saint-Laurent

360 de uma parte do parc La Promenade


10 comentários:

  1. Eu juro que não tenho a intenção de puxar saco! Mas eu me tornei sua fã desde que achei um post seu falando que estava se preparando para ir grávida de 5 meses para o Canadá e já tinha um bebê. Achei de uma coragem enrome! Eu podia até escrever um comentário mais formal, mas não expressaria a admiração que tenho por você da mesma forma. Além de tudo, você escreve de uma maneira tão leve (e parece que isso é seu mesmo) que eu fico me perguntando: como pode? rs Esse post eu fui lendo e fui viajando, não tinha me dado conta que era seu blog....e já estava pensando: nossa, admiro essa pessoa, já descobriu tanta coisa em tão pouco tempo, humilde, descolada, adaptada...e só vieram elogios. Quando li "...eu cheguei grávida de 5 meses..." eu percebi que era você e fiquei maluca! Fui logo contar pro meu marido, que disse que tinha lido um post seu antes de você se mudar e também é seu admirador :)
    Nós nem nos conhecemos (mas isso pode até acontecer um dia,pois vamos fazer o nosso landing no inicio de 2016 provavelmente em Ville du Québec), mas eu queria te desejar tudo de bom! pra você e sua família que está crescendo. Que você tenha um excelente parto, que seu bebê deux, e o bebê un também claro, tenham muita saúde! E que o Canadá lhes proporcione muitas e muitas alegrias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhei uma fã :D Que legal gente eu fico muito feliz de saber que estou conseguindo passar um pouco do que eu sou mesmo que por palavras e mais ainda de poder ajudar de alguma forma a alguém, mesmo que distante! E sim! Claro que podemos nos conhecer, se vocês vierem a se instalar em Québec e precisar da gente, tamojunto! Muito muito obrigada pela torcida, e pelas felicitações. Desejo o mesmo pra vocês, que seja leve, facil, super tranquila e feliz a adaptação de vocês no Canadá. É realmente um lindo país e parabéns pela escolha rsrsrs. Um abração.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Por nada, a medida que eu for descobrindo mais algumas coisinhas vou postando aqui no blog. Obrigada pela visita ;)

      Excluir
  3. Adorei suas dicas! Estamos indo em breve e, queríamos dicas de como alugar ap

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelle, no nosso caso alugamos ainda estando no Brasil. Foi uma secao de bail, um casal estava voltando para o Brasil e repassando o aluguel deles. Mandei toda a documentacao para imibiliaria, eles analisaram e aprovaram. Achavamos que nao ia dar certo pois nao tinhamos historico de credito ainda. Mas deu. =)

      Excluir
  4. Adorei suas dicas eu é meu marido tbm vamos entrar nesta empreitada temos uma bebê e 3 cachorros o pastor alemão ficará no Brasil mas os dois pequenos nós vamos levar..o q aconteceu com o seu dog?

    ResponderExcluir
  5. Salut.
    Estou com saudades dos seus textos.
    Volta logo. Rs
    Abraços
    Raquel

    ResponderExcluir
  6. /gente tava lendo e depois.. cadê? :o Volta logo que to amando/amei seus posts * - * me leeeeva kkk

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo post, amei. Cheguei ao Canadá com um filjo de 3 anos, e tem sido difícil, principalmente montar casa e guarda roupa adequado. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...