Páginas

domingo, 2 de setembro de 2012

Detalhes...que fazem a diferença.

Esse blog é um diário e um registro do nosso processo de imigração. Posso narrar as minhas pequenas alegrias e tristezas por aqui e também as chatices do dia-a-dia, para que lá na frente eu tenha a oportunidade de olhar para trás e medir o que vivi. 

Eu gosto de saber que escrevo as nossas histórias aqui agora e poderei ler no futuro, tendo outra visão. 

Então vou começar do começo.

Eu assino um alerta do google sobre estatísticos e um belo dia, vi uma notícia que estava precisando de estatísticos no Canadá. Eu mostrei pro meu esposo, na época meu namorado, e reascendeu nele uma chama que eu nem sabia que existia, a ideia de morar no Canadá. Eu até então pensava que como alguém poderia viver no Canadá se lá era só gelo?! Santa ignorância. Desde então foi aquela fase que quase todos passam, é a época das pesquisas e mais pesquisas, blogs, informações, muita leitura sobre o assunto. E vimos que por Québec seria mais fácil, pela nossa profissão ser prioritária, pelo Francês que sempre achei lindo (não fácil) e decidimos: Vamos pro Québec!

Alto lá! No fundo no fundo eu não tinha toda essa certeza não. Eu sempre tive um sonho de passar um tempo fora, e pra mim o lugar que existia era a Europa, mesmo antes do meu pai morar fora. Meu pai mora na Itália há mais de 5 anos. Ele tem visto de trabalho, tudo legalizado e existia a possibilidade de ir pra lá também. Então pensei: Fechou!! Meu pai já mora lá, tem casa, então é muito mais fácil a adaptação. Mesmo com a crise, como ele está na parte Norte da Itália, o povo tem muitos euros pra gastar.

Mas, nem tudo é como a gente quer e pensa. Meu esposo nunca foi de acordo com essa estória por causa daquele velho sonho dele. Então nós continuamos com o sonho dele e começamos o curso de francês. Casamos em maio de 2011 e uma semana depois a minha sogra faleceu. É, foi uma reviravolta nas nossas vidas! Tivemos que ir morar com o pai dele, que já é velhinho, e daí começamos a nos perguntar: Como vamos fazer agora?! Deixar ele só vai ser muito complicado e ele não tem com quem ficar. Ele é bem independente mais é um senhor, e as coisas nem sempre são tão fáceis.

Mesmo assim, nós decidimos dar continuidade ao processo. Recomeçamos o básico do francês e mandamos a nossa papelada para São Paulo em novembro de 2011. Mais ai, outra coisa inesperada aconteceu. Meu tio, quase como um pai pra mim sofreu um AVC, foi um mês de angústias, de desespero, ele no hospital, minha mãe em prantos, minha avó nem se fala, é mãe!! tudo de cabeça para baixo. Quando infelizmente o único irmão da minha mãe (são apenas eles dois) nos deixou no natal de 2011.

Daí então foram 7 meses muito turbulentos. Tudo meio que caiu nas minhas costas. Mais quando eu digo, tudo, é porque é TUDO MESMO! Muitos problemas pra resolver com a casa, apoio pra dar à minha mãe e avó, meu pai fora não tinha muito como ajudar,  eu saí do emprego, abandonei o curso de francês. Tudo parou na minha vida!!

Ainda nesse meio tempo, minha mãe teve uma pequena depressão, e ela que até então apoiava meu processo, não apoiava mais. Quando fomos ao médico ela chegou a dizer que essa estória de ir embora, machucava muito e ela não queria que eu fosse! Nossa, isso pra mim é muito forte, pois o apoio dela é essencial na minha decisão de mudar. Eu fique muito dividida, tentei por muitas vezes estudar francês, mais não conseguia me concentrar, então eu decidi não tocar mais no assunto com ela e acabei deixando essa ideia de lado.

Mais Deus me deu um marido maravilhoso, que ficou do meu lado todo esse tempo, me apoiou muito. Ele foi fundamental nesse momento e eu não sei como teria sido sem ele. Eu, como requerente principal, recai muitas responsabilidades em cima de mim. Ele não me cobrou nada, e deixamos a tempestade passar.

E está passando. Ainda consigo sentir o vento dela, mais logo logo irá se transformar em uma leve brisa.

O Québec é realmente a minha decisão e não a Europa, minha mãe está nos apoiando e eu estou retomando as rédeas da minha vida e desse processo! É tarde? Não sei, eu espero que não. As entrevistas estão chegando ai, e não sei se estaremos nessa rodada. Eu queria muito ter feito o TCFq, mais sei que não conseguiria um bom nível.

Agora tenho que recuperar o tempo perdido!!!

Impossível atravessar a VIDA... sem que um trabalho saia mal feito, sem que uma AMIZADE cause decepção,sem padecer com alguma doença, sem que um AMOR nos abandone, sem que ninguém da FAMÍLIA morra, sem que a gente se engane em um negócio. Esse é o custo de VIVER. O importante não é o que acontece, mas como você reage. Você cresce quando não perde a esperança, nem diminui a vontade, nem perde a FÉ quando aceita a realidade e tem orgulho de vê-la. Quando aceita seu destino, mas tem garra para mudá-lo.Quando aceita o que deixa para trás,construindo o que tem pela frente e planejando o que está por vir. Cresce quando supera,se valoriza e sabe dar frutos.Cresce quando abre caminho,assimila experiências... e semeia raízes...Cresce quando se impõe metas sem se importar com comentários nem julgamentos.Quando dá exemplos,sem se importar com desdém,quando você cumpre com seu trabalho...Cresce quando é forte de caráter,sustentado por sua formação,sensível por temperamento..e humano por nascimento!!!

2 comentários:

  1. É mon amie... meu coração chega apertar só de ler esse post.
    Quanta coisa aconteceu em tão pouco tempo heim! :(
    Mas você sabe, que depois de uma grande tempestade vem a bonança. E também não há vitória se você não lutar.
    O tempestade está indo embora, eu tenho certeza que de agora em diante Deus lhe reservou coisas maravilhosas que estão chegando ao seu encontro.
    Nunca perca a fé! Acredite em seus sonhos!
    Que Deus abençoe vc e sua família! Torço muito mesmo por vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haaa mon amie, você não sabe como suas palavras me fortificam, e sempre foi assim! Você sempre tem me dado força, me dado conselhos e eu só tenho a te agradeçer por isso, e na verdade não sei nem como retribuir. Mais saiba que você também pode contar comigo, sempre!!

      Obrigada por tudo =**

      Um xero no seu coração.

      Excluir



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...